Odontotermes formosanus

Cupim da semana!

Família: Termitidae

Subfamília: Macrotermitinae

Essa semana iremos falar da espécie Odontotermes formosanus, pertencente à subfamília Macrotermitinae, em que os cupins são cultivadores de fungos do gênero Termitomyces. Nessa associação, os cupins coletam material celulósico que é usado para cultivar os jardins de fungos simbiontes, que ficam no interior dos seus ninhos. Os fungos, por sua vez, são os responsáveis pela digestão do material que, após esse processo, se tornará o alimento cupim. Essa relação beneficia ambos os lados, criando uma dependência um do outro.

Outra relação ecológica comum nos ninhos de O. formosanus é a presença de alguns termitófilos, que são organismo que possuem pelo menos parte do seu ciclo de vida dependente dos cupins ou cupinzeiros. Os besouros das fotos ao lado são alguns que vivem nos ninhos do nosso cupim da semana.

Essa espécie está distribuída principalmente no sudeste asiático, incluindo China, Birmânia, Tailândia, Japão e outros países. Nessas regiões, ele é conhecido como cupim subterrâneo de asas-negras.

Odontotermes formosanus, além de ter um importante papel ecológico como decompositor, também tem um potencial de se tornar um importante praga agrícola.  Estes cupins constroem extensos túneis de lama no tronco de árvores como forma de proteção contra insetos predadores, e para consumirem a casca de madeira abaixo deles. Isto  resulta no enfraquecimento da planta, na redução da produção de frutos e até mesmo em sua morte.

A área de forrageamento do O. formosanus pode variar de 4 a 35 metros de raio (partindo do seu ninho). E o ninho desta espécie, com seu sistema de galerias e profundidade de 1-3 metros, pode causar infiltrações de água. Apesar disso ser muito importante em áreas naturais, em províncias do sul  da China, esses túneis acabam causando estragos em represas e barragens.

 

 


Texto por: Anna Beatriz dos Santos Bovo Nunes


 

Referências:

APPEL, Arthur G. et al. Observations of the biology and ecology of the black-winged termite, Odontotermes formosanus Shiraki (Termitidae: Isoptera), in camphor, Cinnamomum camphora (L.)(Lauraceae). Psyche, v. 2012, 2012.

HU, Jian et al. Foraging Territories of the Black-winged Subterranean Termite Odontotermes formosanus (Isoptera: Termitidae) in Southern China. 2006.

KANZAKI, Natsumi et al. Nematode-free agricultural system of a fungus-growing termite. Scientific reports, v. 9, n. 1, p. 1-10, 2019.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *