Trofalaxia: um nome difícil para explicar como o alimento é compartilhado dentro da colônia dos cupins!

Dentro de uma colônia de cupins, os indivíduos são divididos em castas, onde cada uma tem suas funções. Os soldados fazem a defesa e o casal real é responsável pela reprodução, fazendo a colônia crescer. A casta dos operários possui diversas funções, como cuidar dos jovens, expandir o ninho e buscar alimentos.

Porém, todos os indivíduos da colônia precisam se alimentar. O que acontece é que os operários ingerem o alimento em estado bruto, o digerem parcialmente, e depois distribuem para os demais indivíduos da colônia. Esse compartilhamento é realizado através de um comportamento chamado de trofalaxia, e ela pode ser de duas formas: a trofalaxia estomodeal e a proctodeal.

Na trofalaxia estomodeal, também conhecida como oral, a transferência é “boca a boca”, e o que é passado é um líquido alimentar que pode conter o alimento semi digerido regurgitado e saliva. O líquido alimentar produzido pelos operários é o único alimento do casal reprodutor, já os soldados e outros operários recebem todo o alimento regurgitado. Em algumas espécies da família Termitidae tanto o casal real quanto os soldados possuem uma dieta totalmente líquida.

Já a trofalaxia proctodeal, ou anal, é a transferência do ânus de um indivíduo para a boca do outro. Ela ocorre somente para espécies que possuem relação simbiótica com protozoários flagelados que auxiliam na digestão da celulose, ou seja, todas as famílias, exceto Termitidae. Nesse tipo de alimentação existem dois tipos de excretas que podem ser transferidas de um indivíduo para outro: as próprias fezes, e o que é chamado de alimento proctodeal, que é mais líquido, sendo composto por protozoários e pelo alimento bruto semi digerido. Essa segunda opção é liberada em resposta a toques em algumas regiões do abdômen cupim doador

Por mais que pareça estranho, a trofalaxia é uma estratégia que funciona muito bem em insetos sociais, como é o caso dos cupins, abelhas e formigas. No caso dos cupins, além de ser o modo de obtenção de comida, a trofalaxia proctodeal também é um modo de transferência dos protozoários intestinais, que são perdidos sempre que um indivíduo sofre uma muda (para crescer). Além disso, ela é também um importante meio de comunicação e de promoção da coesão social, por isso é tão importante para a sociedade.


Texto por: Marcella Rosa


BIBLIOGRAFIA

LIMA, J. T.; COSTA-LEONARDO, A. M. Recursos alimentares explorados pelos cupins (Insecta: Isoptera). Biota Neotropica, v. 7, n. 2, p. 0-0, 2007.

MIRABITO, D.; ROSENGAUS, R. B. A double-edged sword? The cost of proctodeal trophallaxis in termites. Insectes Sociaux, v. 63, n. 1, p. 135-141, 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *