Genuotermes

Família: Termitidaesp. (1)

Subfamília: Termitinae


No cupim da semana de hoje a estrela é o gênero Genuotermes, um cupim brasileiro. Ele foi descrito em 1950 pelo termitólogo estadunidense Alfred E. Emerson, e recentemente, suas características foram revisadas pelo cientista brasileiro Maurício Rocha, a partir das amostras do Museu de Zoologia da USP.

A classificação de Genuotermes é controversa. Ele atualmente pertence à subfamília Termitinae, porém dados moleculares e morfológicos usados em um estudo de 2017 sugerem que ele seja na verdade pertencente à subfamília Syntermitinae. Apesar disso, os autores deste trabalho sugerem que novos estudos sejam feitos antes de realizar a transferência efetiva de subfamília.

sp. (4)

O gênero Genuotermes possui apenas uma espécie, o G. spinifer. Ela já foi encontrada em vários estados do Brasil, nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, o que indica que pode viver em diferentes habitats.

Pouco se sabe sobre seus hábitos de vida. Pelas observações de quem coletou a espécie, sabe-se que Genuotermes vive em galerias subterrâneas ou dentro de ninhos de outros cupins, como Cornitermes cumulans.

sp. (3)Baseado no formato das mandíbulas dos operários e no conteúdo alimentar encontrado em seu intestino, os cientistas afirmam que provavelmente G. spinifer se alimenta de húmus, ou seja, de matéria orgânica decomposta no solo.

A família Termitidae na região neotropical é representada por mais de 435 espécies. No Brasil, temos diversas espécies e gêneros que nos representam, e ainda há muito o que estudar para darmos conta de descrever toda nossa biodiversidade, o gênero Genuotermes é um exemplo dessa necessidade de estudo, o que mais poderíamos aprender sobre, e com esses cupins?

 


Texto: Gustavo Pires Matheus


Referências: 

Rocha, M. M. (2013). Redescription of the enigmatic genus Genuotermes Emerson (Isoptera, Termitidae, Termitinae). ZooKeys, (340), 107.

Rocha, M. M., Morales-Correa e Castro, A. C., Cuezzo, C., & Cancello, E. M. (2017). Phylogenetic reconstruction of Syntermitinae (Isoptera, Termitidae) based on morphological and molecular data. PloS one, 12(3), e0174366.

Emerson, A. E. (1950). Five new genera of termites from South America and Madagascar (Isoptera, Rhinotermitidae, Termitidae). American Museum novitates; no. 1444.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *