Cupim da semana!
Família: Termitidae
Subfamília: Termitinae

O cupim dessa semana pertence ao gênero Amitermes, que é o segundo maior em número de espécies dentro da subfamília Termitinae – com 111 espécies descritas em todo o mundo. No Brasil, além do cupim da semana, Amitermes excellens, são conhecidas outras três espécies para esse gênero.
Os espécies de Amitermes são xilófagas, ou seja, se alimentam de madeira. Os seus soldados possuem uma cabeça amarela e arredondada, com mandíbulas finas e curvas para perfurarem seus oponentes (elas funcionam como um piercing).
Diferentes espécies de Amitermes são encontradas em uma grande diversidade de ambientes, desde desertos até florestas tropicais com alta umidade. O cupim dessa semana, Amitermes excellens, ocorre tanto em áreas de mata fechada, na Amazônia, quanto em áreas de Savanas, em Roraima e na Venezuela.

Nos ambientes de floresta, essa espécie constrói ninhos arborícolas, isto é, ninhos em troncos de árvores (ou postes, como na foto ao lado). Já nas savanas, os ninhos podem ser tanto arborícolas, quanto podem ser epígeos (na superfície do solo). Esses ninhos epígeos podem alcançar mais de quatro metros de altura!
Essa capacidade de uma mesma espécie construir ninhos diferentes em ambientes diferentes é chamada de plasticidade. E essa é uma característica muito interessante de Amitermes excellens, pois a maioria dos cupins de uma mesma espécie, sempre constroem ninhos relativamente similares.
As paredes externas dos ninhos de A. excellens possuem pequenas estruturas parecidas estalactites de cavernas. Alguns pesquisadores especulam essas estruturas auxiliam a manter o ninho seco durante as pesadas chuvas que ocorrem na Amazônia, funcionando mais ou menos como um guarda-chuva.

Está semana, visitando um cliente, aqui em Belo Horizonte, me deparei com uma situação que não tinha visto antes. Um ataque antigo de cupim em um apartamento no primeiro andar. Eles estavam atacando o piso de taco antigo e também caixas de papelão que a moradora deixou no chão, pois havia mudado há pouco tempo e ainda não tinha arrumado as coisas. Ao vistoriar identifiquei soldado ( syntermes, operárias syntermes e outro cupim, com o corpo bem fininho, bem pequeno e compras e antenas alongadas. Seu movimento bem estranho, lembrando ninfas de blatela germânica e bico fino e alongado. Pesquisando achei uma foto com os três indivíduos, assim como no local da infestacão no cliente) e está foto dizia ser o amitermes excelles( nunca ouvi falar deles aqui em BH. infelizmente aqui no site não tem mais fotos (ou não achei até agora) que me levem a comprovar que de fato a espécie
é amitermes excelles. Gostaria de ajuda dos especialistas para identificar o mesmo. Não sei se são duas espécies diferente atuando no mesmo local e uma seria o syntermes, soldado e operária , e está outra espécie com indivíduo diferente( no zoom da câmera do celular, percebe-se que é um soldado) bom estou sem saber se este é uma terceira casta da mesma colônia ou se é um soldado de outra espécie vivendo juntos do syntermes. Quem puder me ajudar ou tiver interesse tenho vídeos. Coletei estes indivíduos.
Oi Pablo,
Desculpe a demora para responder. Tivemos uns problemas no nosso site.
Mande um email para nós, que posso olhar e ver se conseguimos identificar. De fato, não é esperado ter Amitermes excellens em BH, mas tem outras espécies do mesmo genero.
Abraços!