Cupim da semana!
Família: Serritermitidae
Serritermes é um gênero de cupim pouco conhecido que inclui uma única espécie, que é exclusiva do Cerrado brasileiro: Serritermes serrifer.
Esses cupins vivem como inquilinos em ninhos construídos por outros cupins, principalmente de espécies do gênero Cornitermes. Nas paredes duras desses ninhos, os operários de Serritermes serrifer escavam pequenos túneis de aproximadamente 2 mm de diâmetro. Toda a colônia vive dentro desses pequenos buraquinhos.
Embora os ninhos ocupados por Serritermes sejam muito comuns, é difícil encontrá-los e coletá-los. Eles são relativamente raros, e têm preferência por ninhos mais velhos.
As colônias podem conter cerca de 3 mil de indivíduos. Os soldados são amarelados por causa da cabeça e de uma glândula no abdome. O nome da espécie chama atenção para uma característica dos soldados, que possuem mandíbulas serrilhadas na parte interna. Os operários (na verdade “falsos-operários”) são esbranquiçados e possuem mandíbulas com um enorme dente apical.
Não se sabe ao certo o que essa espécie come, nem detalhes do seu comportamento, especula-se que eles não saiam do ninho do construtor para buscar alimento, e possivelmente se alimentem de material vegetal acumulado nas paredes do ninho.
Texto por Pamella Oliveira
Publicado originalmente por 23/02/2018
Referência:
Barbosa, J.R.C & Constantino, R. (2017) Polymorphism in the neotropical termite Serritermes serrifer. Entomologia Experimentalis et Applicata, 163(1): 43–50.